domingo, 24 de outubro de 2010

VIDA DE PASSARINHO


Sou bicheira, tds. já sabem, comentei em postagens anteriores. Tenho por hábito observar passarinho, vida de passarinho. Em casa plantei árvores frutíferas para dar pouso e comida a esses bichinhos tinhosos, passarinho é bichinho que está aí, mas que quase ninguém vê. Você já observou os passarinhos ao seu redor? Não, quando começar vai se assustar com a quantidade e a diversidade deles, mesmo em cidade grande como São Paulo. Observar pássaros, esse hábito, adquiri depois do casamento com meu marido que virou passarinheiro. Como estamos na primavera (tempo bom pra ver passarinho pq. é época do início da procriação), resolvi compartilhar com vcs. as alegrias e mistérios destes amigos de penas.

1- Fique atento aos barulhos, passarinho é tudo, menos silencioso!
2- Fique atento as cores, nem todos são pardais, tem uns bem coloridos diferentes. (Se vc. mora no centro de São Paulo vá até o parque do Ibirapuera, lá é possível ver canários da terra e cardeal do nordeste).
3- Chame a atenção dos passarinhos, plantando e conservando as árvores frutífera, e colocando frutas para atraí-los. (Vc. pode colocar frutas em janelas de apartamento e se surpreender com sanhaços, suiriris, sabiás, etc. que vão aparecer. E os pombos que são pragas em São Paulo tb. vão? Difícilmente, eles preferem grãos, arroz, alpistes, pão. Se for atrair beija-flor sempre mantenha os bebedoros limpos, são aves muito sensíveis e o acúmulo de sujeira nos bebedouros pode matar ao invés de alimentar!)
4- Procure vida ao ar livre, praças, parques, reservas. Existem muitas aves nos parques e lougradouros públicos. Em São Paulo em quase todos os parques é possível observá-las.
5- Contemple. A contemplação é a única recomendação importante para observador de pássaro, é preciso olhar ao redor e contemplar a natureza para ver passarinho!!!!!

Bom, agora curta esses próximos meses, pois eles estarão mais barulhentos e agitados com as cortes, acasalamentos e nidificações!!!

PS: Olhem nos sinais (farol, semáforo) de trânsito, muitos pardais estão fazendo ninho nos canos de metais...

Se vc. quer saber mais sobre passarinho acesse: www.wikiaves.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário