segunda-feira, 18 de outubro de 2010

As alegrias de uma professora!!!!!!!


Esta semana que passou, nós professores fomos recheados de felicitações, comemorações, lembranças, etc. Mas nenhuma foi tão significativa, apesar de todas terem me tocado qt. Uma que não foi uma homenagem direta, mas a consequência do convívio sadio entre professor e aluno. Convívio este que penso que deve ser sempre mediado por uma relação de respeito mútuo, amor e troca!
Estava em sala, na aula de Legislação e ética profissional, falando da questão do Dever como elemento norteador das discussões éticas e, numa dessas digressões que fazemos por causa da intervenção de algum aluno, acabei falando de Darwin e da importância de seu pensamento para o desenvolvimento da cultura mundial (ocidental) a partir do século XIX, disse que diferente de Mendel e suas descobertas no campo da genética, Darwin tinha influenciado o mundo para além dos muros da ciência e chegado às artes, as discussões filosóficas, etc. Enquanto corria a discussão uma aluna, muito talentosa e sagaz fez este pequeno versinho sobre a questão:

"Eu vim de 'Ser villha'
de 'ser vilha' eu vim.
Não foi mais Darwin,
Foi Mendel por fim...

O gen da minha ética
a genética de mim...
Gênero de pais (en Enero de paz)
para filhos trago e levo em mim
para mais um ano, uma vida assim...

quem foi que disse então,
que este não
poderia declamar- porque inspira e escreve,
uma poesia,
tão simples assim! "

Com muito carinho,
com toda a Complexidade da Transdiciplinaridade, de uma brincadeira assim : )
Larissa

3 comentários:

  1. Foi a Larissa do 8 semestre quem fez, lembra dela?

    ResponderExcluir
  2. óoohh Dona Próooféssora!
    fico muito feliz...
    agradecida e "lisongeada!" hahaha
    Um grande Beijo,
    com um carinho todo especial,
    Lari *

    ResponderExcluir