sábado, 23 de março de 2013

Naturóloga de Araque!

Como já falei algumas vezes, tem profissões que escolhemos e outras que nos escolhem. Eu escolhi o magistério e a Antropologia e fui escolhida pela Naturologia.
Na semana em que se comemora o dia do Naturólogo (23 de março) fui presenteada com uma bonita homenagem feita pelos alunos de Naturologia da Universidade Anhembi Morumbi. Instituição que trabalho há 15 anos e curso que ministro aula há 10.
A homenagem se deve a minha recém defendida tese de doutorado: Naturologia, um diálogo entre saberes. Trabalho que é fruto de uma relação de cumplicidade com meus alunos e colegas de curso e de uma militância intelectual que abracei quando fui, no ano de 2002, convidada a ser professora do então recém inaugurado, curso de Naturologia da Anhembi Morumbi.
Com gratidão e os olhos rasos d água publico aqui nas palavras do aluno Ricardo de Almeida a referida homenagem:
“É com imensa gratidão que o Centro Acadêmico de Naturologia presta homenagem a professora doutora Adriana Elias Magno da Silva por suas contribuições para a Naturologia, principalmente por sua tese de doutorado defendida ano passado, Naturologia: diálogo entre saberes. Ao mesmo tempo em que a Naturologia inspirou a professora Adriana com sua produção intelectual ela nos inspirou com sua contribuição na construção do conhecimento acadêmico que sustenta a Naturologia. Como docente e como pesquisadora a professora Adriana nos inspira a expandir nossos horizontes ao se pensar a Naturologia e suas relações com nossa época, nossa cultura e nossas vidas profissionais. As aulas da professora Adriana nos abrem para um novo paradigma e instiga os alunos a procurarem novas formas de pensar e estar no mundo, abrindo espaço para a reforma das mentalidades da qual nossa época necessita”.
.

6 comentários:

  1. É isso aí professora, além de todo conhecimento e aulas incríveis, você é uma querida!!!! Te adoramos!!! bjs

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Foi uma alegria escolher cada palavra deste texto. Eu já te disse que suas aulas do 1o semestre foram a cereja do bolo de uma longa busca intelectual da qual eu não tinha o respaldo em nenhuma instituição formal. Capra, Morin, Prigogine, novos paradimgas, isso tudo para mim eram conhecimentos que levariam anos para chegarem ao Brasil, para serem utilizados numa graduação, para que eu pudesse estudá-los sem me sentir uma espécie de foragido das Ciências Sociais. Quem me infectou com o bichinho da Naturologia foi você, Naturóloga Honoris Causa.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado por estar conosco Adriana!!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi professora e colegas!!! Como consigo a tese da professora pra ler?? ("Naturologia, um diálogo entre saberes"). Moro em Florianópolis, ja tentei na internet, mas não consegui. Gratidão

    ResponderExcluir