segunda-feira, 15 de outubro de 2018

NADA A COMEMORAR: Carta/desabafo de uma professora.


Quem me conhece sabe o quanto amo a minha profissão, professora, apesar de ser formada, ter mestrado e doutorado na área de ciências sociais, poucas vezes me intitulei outra coisa que não professora. Sala de aula sempre foi lugar de prazer e realização, se nem sempre pude transmitir isso aos meus alunos, foi sempre assim que me senti, realizada e feliz.

Infelizmente, neste dia 15 de Outubro de 2018 pela primeira vez em 21 anos de profissão, não tenho nada a comemorar. Fui demitida em Junho passado da instituição na qual trabalhei por 20 anos não por ser uma profissional ruim ou que envelheceu para o ofício, fui demitida pelo simples fato de ser uma profissional cara, competente, mas cara.

Costuma-se repetir nos chavões populares que professor é hoje uma profissão desrespeitada, sucateada e mal paga. Muitos gostam de postar e enfatizar como o professor é respeitado e valorizado no país X e Y, mas poucos, muito poucos fazem realmente alguma coisa para mudar a situação no país em que mora e onde o magistério é visto como uma profissão menor, desvalorizada. Se vocês forem cuidadosos e procurarem dados oficiais vão ver em quais locais e porque os cursos de licenciatura ou magistério são abertos e vão entender que no Brasil professor é profissão de pobre e periférico e isso porque se tinha a ideia de que: “Professor não fica desempregado (não ficava), ganha pouco, mas tem trabalho”. Essa já não é mais uma máxima. Professor fica SIM desempregado e cada vez mais encontra menos opção de emprego e quando encontra as condições de trabalho são tão precárias e vergonhosas que desanima a recolocação no mercado de trabalho. Professor não é um profissional com um tempo pequeno de formação (4 anos); seja para o magistério fundamental, médio ou superior a formação precisa ser contínua, requer anos de estudo, tempo e dinheiro empregado e o retorno financeiro para este investimento hoje é praticamente nulo.

Meu segundo motivo para não ter nada a comemorar não é só saber que a situação do magistério atual é catastrófica, mas saber que ela tende a piorar! As análises mais recentes feitas por especialistas apontam (sugiro uma consulta ao material que o SINPRO-SP está produzindo sobre a questão) para uma maior precarização da profissão em decorrência do processo de mercantilização do ensino e das mudanças na CLT que passaram a permitir a terceirização da atividade fim de um comércio. No Brasil os conglomerados educacionais, fomentados pelo capital estrangeiro, estão contribuindo para tornar o ensino um negócio altamente lucrativo e isso, na conta dos investidores, só pode acontecer se a mão de obra empregada for barata, não interessa que na contra partida a qualidade do ensino oferecido seja ruim, o importante é o lucro obtido.

Na maioria das instituições particulares, não só o valor do salário está corroído, cada vez paga-se menos ao profissional com muita qualificação, mas se deteriora também o próprio ofício que está cada vez mais burocratizado e engessado por propostas pedagógicas tecnicistas e tacanhas na quais o professor é concebido como um mero reprodutor de ideias ou “facilitador” de ideias ruins; a mediação crítica, essencial para o aprendizado, está desaparecendo. As metodologias ativas, tão na moda ultimamente, têm servido apenas para consolidar esse quadro, são raros os casos nos quais ela realmente está sendo empregada com propriedade e permite a crítica e a reflexão. O discurso é de autonomia, a prática é de opressão.

Tão desanimador quanto o quadro atual é saber que ele pode e vai pior muito. O candidato à frente nas pesquisas eleitorais não pontua em seu plano de governo nenhuma preocupação em relação ao desmonte e precarização ocorridas com o magistério; ao contrário, em suas propostas o que se encontra são mecanismos para agravar ainda mais a situação existente. Estão inclusos em seu plano de governo ideias/chavões como “Escola sem partidos”, “menor doutrinação nas escola”, sabe-se que o que se propõe com isso é justamente o inverso do que se prega. “Não doutrinar” é não abrir espaço para o diálogo de ideias, é expurgar a reflexão crítica do processo de aprendizagem. Porque ensino por princípio não doutrina ninguém, mas estimula o debate e a reflexão para gerar independência de pensamento, aliás proposta muito antiga, socrática para quem ensinar era a arte de parir ideias. Achar que isso não ocorre é desconhecer o processo pedagógico.

O simples fato do candidato cogitar para ensino fundamental um modelo à distância (que supostamente vai aumentar o acesso das crianças à escola e pasmem, a proposta pensa principalmente as áreas rurais,  onde o acesso ao mundo virtual muitas vezes é inexistente!) e criticar as bases da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) porque “impregnadas” da ideologia de Paulo Freire é reforçar que o que se pretende para o ensino é que ele não seja o espaço para gerar pessoas críticas e com autonomia de pensamento, aliás proposta basilar da pedagogia freiriana tão massacrada no infame plano de governo. O mais contraditório é que mapas sobre a qualidade do ensino no Brasil estão presentes em seu plano, mas suas ações direcionam a educação para o oposto da constatação do fato.

Enfim, não tenho nada a comemorar, a situação é crítica, desanimadora e insegura para pessoas como eu que fizeram do magistério mais do que uma profissão, fizeram dele seu propósito de vida. É triste saber que o ensino está se transformando em uma mercadoria ruim, já é ruim saber que um direito fundamental como a educação possa ser cogitado como mercadoria, saber que ele é apenas cogitado como uma mercadoria, é ainda pior. Saber que a única ferramenta contra o obscurantismo, a opressão e a alheação é a educação e que por isso mesmo ela está sendo massacrada e estrangulada com propostas mercantilistas e alienadoras, dói profundamente!

Gostaria de vislumbrar um futuro melhor, mas não consigo. Gostaria de trazer palavras de esperança e otimismo aos jovens que sempre me encantaram e fascinaram pelo frescor da vida que eles representam, mas não as tenho. Mas guardo no fundo do peito, otimista como sou, que um dia elas irão brotar novamente e poderei escrever uma nova carta/desabafo, cujo título será: Tudo a comemorar!!!

2 comentários:

  1. Um texto digno de uma professora Magna. Pelo que lhe conheço, você terminou esse texto em lágrimas. Sempre me pargubto: onde, nós professores, erramos? O que podemos fazer para corrigir o erro? Com certeza teremos que reconquistar esse espaço nesse País. Esse espaço não virá de "mão beijada".

    ResponderExcluir
  2. Perfeito! Lembrando: somos quem podemos ser... sonhos que podemos ter. A Roda da Fortuna voltará a girar, só não sabemos se cá estaremos por testemunha.

    ResponderExcluir