terça-feira, 15 de outubro de 2013

DESABAFO de PROFESSOR

Quando me perguntam: qual a sua profissão? Respondo: Professora, às vezes lembro do complemento, universitária.
Não quis ser muita coisa quando criança: veterinária, decoradora e logo, professora. Já nas brincadeiras apontava o talento.
Tenho 15 anos e meio de magistério, dos quais 15 em nível superior. Não sou pedagoga, sou cientista social de formação e pós-graduação. Confesso que raramente me sinto uma antropóloga ou socióloga, minhas áreas de expertise.Me sinto mais a vontade com o  "prof." do que com o "Dra".
Não gostaria de fazer outra coisa. Faço o que gosto.
O que incomoda é a noção, cômoda para a visão mercantilista, que magistério é quase um sacerdócio. Tenho profissão, sou um trabalhador. Não preciso de agrados em datas comemorativas, preciso, ou melhor, exijo respeito pela profissão que escolhi.
Sempre me causa graça quando pessoas, até mesmo colegas de profissão, me perguntam: além de dar aulas você faz o quê?
Tenho duas interpretações possíveis para a pergunta. A primeira vem da insignificante remuneração salarial da categoria, mesmo em topo de carreira, como no meu caso, com todas as titulações possíveis, a remuneração fica a desejar. Então penso que a pessoa pergunta sobre uma segunda carreira para saber como sobrevivo, já que o salário não contribui adequadamente para o sustento. E a segunda vem do desprestígio, e isso explicaria o baixo salário, que a carreira profissional tem em nossa sociedade. Professor não é um trabalhador que gera um bem de grande visibilidade, como os engenheiros e os arquitetos; não salva vida como os médicos; não tira ninguém da cadeia, como os advogados. E não movimenta fortunas.
Nossa ação é silenciosa e subversiva. Formamos cidadãos, massa crítica e pensante. Ampliamos os horizontes, ensinamos a voar, andar, construir, pescar, produzir, salvar, defender, enfeitar, curar, amar,imaginar,sonhar,lutar, falar, dirigir,agradecer, respeitar, viver... e na contrapartida da prática do magistérios, aprendemos a  voar, andar, construir, pescar, produzir, salvar, defender, enfeitar, curar, amar,imaginar,sonhar,lutar, falar, dirigir,agradecer, respeitar, viver...
Não estamos no topo, estamos no meio ajudando a construir e sustentar a sociedade numa relação de reciprocidade e respeito. Como diz Paulo Freire: "Quem forma se forma e re-forma ao formar  e quem é formado forma-se e forma ao ser formado". 


Aos meus amigos de profissão.

8 comentários:

  1. Lindo texto. Soa-me mais como uma declaração de amor do que um desabafo!

    ResponderExcluir
  2. Coisa linda Adriana! Ainda mais quando temos tempo, o tempo precioso que ganhamos quando nos colocamos no simples ato de ouvir, disponibilidade emocional para conhecer melhor as pessoas. Como fizemos ontem na sala dos professores, conhecer um pouco mais da sua historia me encantou e aumenta minha admiração por você. Gratidão por compartilhar da sua vida como colegas de profissão. Duda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. digo o mesmo, qd crescer quero ser tão pacienciosa e centrada como vc. meu amigo!

      Excluir
  3. Adriana, triste, verdadeira, honesta, lindas, antônimos e sinônimos são suas palavras mas é isto que eu AMO EM TÊ-LA COMO MINHA MESTRE!!!!, como minha amiga. E poucas pessoas nascem com o dom do magistério e você é um anjo abençoado. Agradeça diariamente por poder passar esta semente mesmo que arduamente. PARABÉNS!!!!

    ResponderExcluir