sábado, 27 de novembro de 2010

A velha foto

As pessoas, e a trajetória que elas têm em nossas vidas são um mistério para mim. Por que conhecemos algumas tão brevemente? Por que outras são tão permanentes? De onde vêm às afinidades, as antipatias? Por que guardamos na memória tão vivamente pessoas com breves passagens em nossas vidas e esquecemos de muitos detalhes daquelas que nos são tão importantes?

Queria achar aquela foto, aquela que tirei ainda no colégio, no primeiro ano científico (existe isso ainda hoje?). Droga! Onde é mesmo que guardei aquela foto? Aquela em que estamos todos juntos sorrindo felizes... As meninas: Luci, Cristiane, Rosângela, nossa! Como era mesmo o nome da outra? Os meninos muitos, Guilherme, Djenal, Genilton, testinha ( Ah! Os apelidos, meu Deus como era o nome dele?). Eu não estou, sou eu quem tirou a foto, gosto tanto desta foto! Puxa como fui perder? Por que não perdi lembranças inteiras que sufocam o meu peito vez em quando? Tinha que perder justo esta foto? Quem mais esta nela? Laranjeiras, o professor, Ah!, quantas saudades... Saudades de suas aulas de matemática (eca! Detestava matemática!) frenéticas, monótonas, problemáticas, saudades de seu sorriso aberto, franco, jovial!

Queria estar lá, na foto, dizer: - Oi! Como vão? O que estão fazendo? Não posso, não consigo achar nem a droga da foto! Já sei, talvez esteja nesta velha caixa empoeirada aqui no alto do armário. Meu Deus! Existe tanto pó assim no mundo? Não encontrei. Quem mais estava na foto? Os Marcos: Aurélio e Vinícius, aquele menino CDF (fala isso ainda hoje? Acho que hoje é Nerd?), ele era bom em tudo, menos literatura, sempre fui eu quem tirou as melhores notas... Não vou encontrar, desisto. Vou fechar os olhos, quem sabe lembro de tudo? Do céu azul, da tarde morna, da brisa constante que fazia nossos cabelos esvoaçarem. Estou lá, ao lado do prédio da didática III no Colégio de Aplicação, não quero ir embora, vou continuar com os olhos fechados, quem sabe, para sempre.

- Mãe!!!

Droga!

_ O que é?


Adriana Magno
27/11/2010

Um comentário: